Sobre o grupo

O Grupo de Estudo de Residualidade Literária e Cultural atua no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará desde 2005, como o objetivo de formar pesquisadores na área delimitada em seu título.
Os encontros objetivam o desenvolvimento de pesquisas a partir do estudo dos conceitos correlatados à Teoria da Residualidade, desenvolvida por Roberto Pontes em sua tese de doutorado, O jogo de duplos da poesia de Sá-Carneiro (1998), no livro Literatura Insubmissa Afrobrasilusa (1999) e trabalhos publicados em revistas e anais de eventos nacionais e internacionais.
A Teoria da Residualidade baseia-se no pressuposto de que nada é novo na literatura, nem na cultura, pois tudo remanesce de outros tempos e espaços. Assim, os resíduos de outras épocas e culturas são objetos de estudo do Grupo, perceptíveis através do modo de sentir, pensar e viver o mundo de culturas de qualquer espaço/tempo que dialogam na fabulação do texto literário.
Os conceitos de resíduo, mentalidade, cristalização e hibridação cultural são desenvolvidos a partir de estudos de diversos autores dos campos de História, Sociologia, Antropologia, Literatura, Filosofia, entre outros, como Roque de Barros Laraia, Jacques Le Goff, Georges Duby, Pierre Nora, Raymond Williams, Guerreiro Ramos, Levy-Bruhl, André Jolles, Ernesto Grassi, Gaston Bachelard, Fustel de Coulanges, Ernst Robert Curtius, Darcy Ribeiro, Néstor Canclini, Peter Burke, e naturalmente os de Roberto Pontes e seus pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário